Como abrir uma empresa? Por onde começar?
Ser um empresário de sucesso é o sonho de muitos brasileiros. Tomar essa decisão é o primeiro passo. Para entrar de vez no meio corporativo, é fundamental se adaptar aos significados de palavras como planejamento e plano de negócios.
A preparação serve para estruturar o empreendimento e verificar sua viabilidade. Conhecer o cliente, qual o seu perfil de consumo, quais os seus hábitos, o que ele deseja, onde pretende comprar, quanto e como está disposto a pagar. Responder a essas perguntas é essencial. Se você tem essa meta, o caminho e procurar uma contabilidade de sucesso como a Conclaro.
A seguir acompanhe alguns passos de como abrir uma empresa e comece a pensar:
Pesquisa
Esta é a ferramenta mais importante para definir as estratégias. Todos deveriam contratar uma pesquisa antes mesmo de pensar em abrir um negócio, mas poucos o fazem. O levantamento ajuda a decifrar o público-alvo, suas necessidades e hábitos.
Público
É preciso conhecer o público para oferecer-lhe um produto. Pode ser um item diferenciado ou algo comum, porém que não exista naquele lugar. O ideal é encontrar respostas para: que necessidades não estão atendidas? Quanto esse consumidor quer pagar? Com que freqüência consome?
Fornecedores
Devem ser escolhidos pela qualidade, preço e confiabilidade. O preço do fornecedor influencia no valor de venda e nas margens. Não é bom depender de um só, porque qualquer problema pode acarretar desabastecimento e comprometer o andamento do negócio.
O Ponto
É preciso estar perto do público, mas não no meio da concorrência. A localização ideal depende do produto ou serviço oferecido. Tente responder às seguintes perguntas: as pessoas chegam a pé? De carro? É fácil estacionar? O ponto tem visibilidade?
Inovação
Ser diferente é bom, mas não é pré-requisito. Há espaço para coisas tradicionais, desde que haja demanda. O errado é oferecer um produto tradicional para um público que já está atendido.
Preço
Para formar preço de venda, é preciso levar em conta a remuneração dos sócios, o fluxo de caixa, as datas de pagamento de fornecedores e de recebimento dos pagamentos das compras.
Finanças
Normalmente, a empresa leva 12 meses para começar a ter lucro. É preciso estar preparado para só investir neste período.
Oportunidade
A oportunidade é uma necessidade do cliente que não está sendo atendida. Pode ser uma inovação, uma antecipação da necessidade que ainda não é percebida pelo cliente.
Nome
O nome da empresa ou a marca é a forma como o negócio será fixado na "mente" dos clientes. Marcas com nomes e símbolos de difícil assimilação, ou que não são associadas com o negócio, dificultam a manutenção no mercado.
Sociedade
Numa sociedade, a complementaridade pode ser um diferencial. De nada adianta dois sócios serem exímios técnicos e não dominarem a gestão empresarial. Objetivos comuns também são essenciais. Ter um sócio significa compartilhar riscos, dividir investimentos e eventuais prejuízos, além de ter decisões compartilhadas que podem minimizar erros.
O Perfil Empreendedor
Coragem de encarar o desconhecido, agir antes de ser forçado pelas circunstâncias.
Busca de qualidade e eficiência, de formas de diminuir o tempo, reduzir os custos. Insatisfação constante com o que se faz.
Disposição para correr riscos calculados. Avaliar as alternativas antes da ação;
Persistência na busca de formas diferentes de alcançar os objetivos;
Comprometimento com compromissos e combinações. Cada minuto de atraso torna os outros mais exigentes;
Planejamento e monitoramento constante dos resultados. Estabelecer metas, registrar os objetivos;
Curiosidade. Perguntar a clientes, concorrentes, fornecedores é uma forma de interagir com o mercado;